• Matéria: Geografia
  • Autor: silveirarafael1
  • Perguntado 7 anos atrás

um texto de como era a Amazônia antigamente​

Respostas

respondido por: analuizap765gmailcom
4

Resposta:

Atigamente a Floresta Amazônica era calma sem queimas e vários bichos. Hoje A Amazônia é conhecida como o maior estado do Brasil.

Explicação:

A Amazônia fica localizada na Região Norte .

Antigamente não havia queima e exageros de lixo nas florestas amazônica igual hoje em dia . Os 2.98% de antigamente aumentou para 38.72% de hoje em dia . Então devemos procurar a uma maneira para. acabar com isso!

respondido por: natanaelmaicon09
1

Resposta:

Explicação: Com extensão total de 5,5 milhões de km², a Floresta Amazônica já foi um imenso monte verde com clima árido que não favorecia a formação de uma floresta tropical na América do Sul. Quando a América do Sul e a África formavam um único continente, não existia a Floresta Amazônica, pois as condições atuais mostram que ela veio sofrendo transformações no decorrer da história.  O ambiente que vemos hoje e a biodiversidade da Amazônia foram criados cerca de 6 milhões de anos, e suas características não são fruto somente das mudanças climáticas e das interações entre as espécies, mas de fatores geológicos, como a elevação de montanhas, como a Cordilheira dos Andes, localizada entre o Chile e a Argentina.Na época que os exploradores chegaram ao Brasil, eles ficaram admirados pela grandiosidade da Floresta Amazônica, denominando-a “Inferno Verde”, por causa do calor proveniente da mata e os perigos que seus expedidores encontraram durante a exploração. Havia riquezas e povos de culturas diferentes.  Inicialmente, a região da Floresta pertencia aos espanhóis por causa do Tratado de Tordesilhas, um tratado feito em 1494, no período colonial, pelo Reino de Portugal e o da Espanha para que fossem divididas as terras descobertas, ou não, fora da Europa.  No século XVII, os portugueses foram os primeiros (cerca de 2 mil pessoas) a se interessarem pela região, por causa da cobiça de outros países. Na época, a exploração de frutos como o cacau e a castanha representaram um impacto para as vendas internacionais. A disputa entre Portugal e Espanha durou até 1750 e teve fim com o Tratado de Madri que estabelecia limites geográficos com relação as colônias na América do Sul. Aos olhos europeus, o início de sua colonização representou um paraíso perigoso, mas que era rentável tanto na comercialização de produtos da Amazônia quanto na exploração dos povos da Floresta.  Nesta primeira fase destacam-se esse interesse derivado da exploração dos recursos naturais amazônicos, frutos, madeiras consideradas nobres pela Corte, como exemplo o Pau-Brasil. Foi detectado uma dependência entre a Colônia e a Metrópole e a busca pela conquista e desejo de poder caracterizou as dominações e a importação da cultura portuguesa para a América do Sul. Esse fato definiu parte da cultura brasileira e representou para os primeiros habitantes um passado de escravidão e perdas.

Perguntas similares