• Matéria: Psicologia
  • Autor: AleffVaz8756
  • Perguntado 7 anos atrás

Considere as afirmações abaixo sobre o Humanismo e a Psicologia Humanista. I – Teorias diferentes sobre o homem podem ser consideradas humanistas. O que as une não é tanto que todas aceitem determinadas formatações, mas uma atitude frente ao outro. Essa atitude é o esforço de explicar seu comportamento à luz de alguma teoria humanista, ao invés das teorias psicanalítica ou comportamentalista. II – A Psicologia Humanista surgiu como uma reação, a partir da insatisfação sentida em relação a duas estruturas teóricas importantes: o behaviorismo e a psicanálise. O movimento de contracultura americano buscava uma validação científica para defesa da liberdade. Alguns psicólogos ligados a esse movimento criaram abordagens psicológicas que enaltecem a liberdade de expressão, a revolução dos valores e o anticientificismo. III – A expressão humanismo pode ser aplicada a qualquer filosofia que coloque o homem no centro de sua preocupações, ou como um adjetivo aplicável a outros movimentos, como é o caso da ‘psicologia humanista’

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

I e III.

Anterior ao Humanismo, víamos uma concepção mais voltada para a religião, e, para as relações da idade média, como o classicismo por exemplo.

O humanismo renascentista, partiu da representação da produção cultural por volta do século XV e XVI; Ele marcou uma transição entre o trovadorismo e o classicismo, onde o mundo passava por expansões científicas, vide Galileu, Newton, entre outros.

Assim, esse período ficou marcado pelo tom antropocentrista, indo na contramão do teocentrismo do período medieval, reafirmando transformações sociais, culturais, políticas do homem.  

Perguntas similares