Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) propõem que os conceitos de “estratégia organizacional” evoluíram com a construção de diferentes correntes de pensamento.
Neste contexto, apresente duas deficiências da Escola do Planejamento.
Respostas
Resposta:
TAMBEM ESTOU PRECISANDO DESSA RESPOSTA
Explicação:
.
Resposta:
A despeito de sua reconhecida importância, são inúmeras as críticas apontadas ao planejamento estratégico. Mintzberg et al. (2000), por exemplo, afirma que os planos são úteis para a realização de controles, e não para o processo de formulação da estratégia em si. O planejamento consiste em um processo de programação da implementação da estratégia. Portanto, a estratégia não é resultado do planejamento, mas sim o seu ponto de partida.
Outra crítica endereçada ao planejamento estratégico é que essa ferramenta pode dificultar a capacidade da organização de se adaptar em ambientes dinâmicos e incertos. A perda de flexibilidade, resultante da fixação de objetivos, impede que a empresa reaja com agilidade às possíveis mudanças inesperadas e não previstas nos planos. Desse modo, as estratégias devem ser avaliadas continuamente, para que a organização não permaneça em caminhos que deixaram de ser viáveis.
Outra deficiência do planejamento é a dificuldade de selecionar as melhores alternativas em longo prazo, considerando-se que muitas organizações estão inseridas em ambientes incertos e mutáveis. Diante disso, assume-se que "para se engajar no planejamento estratégico, uma organização deve ser capaz de prever o curso do seu ambiente, controlá-lo ou simplesmente assumir a sua estabilidade." (MINTZBERG et al., 2000, p.57).
Explicação:
não sei se está certo, mas coloquei isso no meu exercício.