Uma organização contratou um consultor empresarial para ajudar a compreender melhor seus pontos fortes e, especialmente, os pontos a serem melhorados. Uma das evidências mais fortes foi a falta de sua interação com o ambiente externo. Em outras palavras, a empresa estava isolada do ambiente externo. O consultor, portanto, recomendou que era necessário estabelecer essas interações externas para alavancar seu desenvolvimento. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. O sistema aberto considera que as organizações recebem influência externa e também são capazes de influenciar o ambiente externo. PORQUE II. Os sistemas abertos foram ideias aplicadas por Taylor e Ford, que possibilitaram o aumento da eficiência produtiva. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
As duas asserções estão corretas.
A importância do estudo do ambiente consiste na possibilidade de verificar pontos críticos de pressão ambiental e identificar prováveis tendências de mudança, além de aumentar o poder de previsibilidade e controle, de proatividade (agência) da organização sobre os elementos externos e de desenvolvimento de mecanismos de gestão de impactos ambientais.
Para Taylor, a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente.
Espero ter ajudado.
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
O sistema aberto considerava não somente a análise de cada elemento (nesse caso, a organização), mas também a interação entre esses elementos. As ideias de Taylor e Ford estavam mais alinhadas com o conceito de sistemas fechados, ou seja, sem interação da organização com o ambiente externo.