1)
Com a abdicação de Dom Pedro I o país mergulhou num período de muita instabilidade política. Isso só cessou com o golpe da maioridade, alguns anos depois.
Sobre o período regencial é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
As revoltas, em sua maioria ocorriam ou por más condições de vida da população mais pobre ou por tentativa de tomada do poder por grupos econômicos que não se sentiam contemplados pelo governo em questão.
b)
A Sabinada, que ocorreu no Maranhão, teve como causa principal a exploração da população mais pobre por parte dos grandes produtores rurais.
c)
O ato adicional de 1834 foi assinado pela regência una de Araújo, essa foi tida como uma medida liberal.
d)
Tecnicamente o período era tido como uma república provisória, que contava com eleições diretas censitárias.
e)
A Revolta dos malês ocorreu durante o 2 de julho, hoje comemorado como a data da Independência da Bahia.
Respostas
Analisando alternativa por alternativa:
a) Falsa. As revoltas eram de cunho político, liderada por indivíduos de classe média que não estavam satisfeitos com as decisões e ideias do Partido Liberal liderado por Padre Diogo Antonio Feijó, então Regente Uno.
b) Falsa. A Sabinada ocorreu na Bahia. O motivo que culminou na Revolta foi o recrutamento de militares para lutarem no sul do Brasil na Guerra das Farroupilhas. Liderada por militares e integrantes da classe média.
c) Falsa. O Ato Adicional de 1834 teve como objetivo conter os conflitos entre os Partidos Liberal e Conservador, que defendiam a centralização e descentralização do poder.
d) Verdadeira. Era um Governo Provisório pois representava o menor Dom Pedro II até que este completasse maioridade para assumir o trono. As eleições eram diretas e censitárias (só alguns poucos eram escolhidos para votar e eram pertencentes à classe rica). O voto censitário foi usado no Brasil até a final do Império.
e) Falsa. A Revolta dos Malês (escravos insatisfeitos com a condição de vida) ocorreu de 24 para 25 de janeiro de 1835 e a Independência da Bahia data de 02/07/1823.
ALTERNATIVA D
Resposta:
d) Tecnicamente o período era tido como uma república provisória, que contava com eleições diretas censitárias.
Explicação: