A reforma trabalhista em 2017 e a reforma previdenciária, que está sendo votada em 2019, representam profundas mudanças para o direito do trabalho e previdenciário. Escreva sobre tais reformas, apresentando pontos positivos e negativos das mesmas.
Respostas
A Reforma Trabalhista de 2017 e a Reforma Previdenciária de 2019 que ainda não foi finalmente aprovada são mudanças com efeitos positivos e negativos, a começar pela trabalhista, que flexibilizou as relações de trabalho, o que seria positivo para a geração de empregos.
Como aspecto negativo da Reforma Trabalhista de 2017 tem-se dados de que ela tende a gerar uma redução nos salários e abismos jurídicos quanto às responsabilidades sobre os colaboradores para as contratantes. Outra questão: na prática ela não apresenta ter gerado empregos como prometia.
A Reforma Previdenciária de 2019 tem como promessa ser o primeiro passo para a saída do abismo econômico que o Brasil se encontra, o que seria positivo. O ponto negativo seria a não realização disso.
Abraços!