Renato fraturou um dos ossos da perna e após 6 semanas de imobilização com gesso, este foi retirado. Ao tentar descer da maca, após a retirada do gesso, sua perna cedeu e ele caiu. O que você aventaria como uma explicação coerente para o que aconteceu?
Respostas
Os músculos de sua perna atrofiaram após o longo período de imobilização, fazendo com que Renato perdesse a força nessa perna.
Um dos fenômenos que ocorrem com nossos músculos é a atrofiação, que é o processo contrário ao desenvolvimento dos músculos. A atrofiação ocorre quando deixamos um músculo imobilizado por muito tempo.
No caso da questão, as seis semanas de imobilização da perna a deixaram mais fraca, pois Renato não trabalhou aqueles músculos. Desse modo, ao retirar o gesso, a perna estava mais fraca, o que causou a queda dele.
Resposta:
Se um músculo não é estimulado por um neurônio motor regularmente, o mesmo perderá tônus e ficará fraco. Durante o tempo em que a perna de renato ficou imobilizada, ela não recebeu estimulação suficiente para manter o tônus adequado. Levará algum tempo para que o seu músculo volte a garantir a sustentação do peso do seu corpo.
Explicação: