• Matéria: Filosofia
  • Autor: melissaa089
  • Perguntado 7 anos atrás

"O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência." Aristóteles

ALGUÉM ME EXPLICA OQ SIGNIFICAAAAA ​

Respostas

respondido por: omafioso
3

TODO SER É LIVRE E TORNA-SE ESCRAVO PELOS SEUS ATOS E PENSAMENTOS, DESDE QUE CULTURAIS, SOCIAIS, ESPONTÂNEOS OU INVOLUNTÁRIOS.

VIVER É UM DESAFIO A CADA DIA, BASEADO NISSO, CREIO QUE ARISTÓTELES DEFINE QUE O HOMEM TEM LIVRE ARBÍTRIO, PORÉM VÊ-SE SUBJUGADO A OBEDECER REGRAS E COMPORTAMENTOS DE SUA SOCIEDADE PARA QUE CONTINUE GOZANDO DE SUA LINHA IMAGINÁRIA LIVRE.

SENDO ASSIM, AS PESSOAS DE BEM E DE BOA ÍNDOLE VIVEM EM SEUS CASULOS IMAGINÁRIOS SE PROTEGENDO DOS OUTROS QUE NÃO COMPARTILHAM DO MESMO COMPORTAMENTO.

TODOS SOMOS LIVRES DENTRO DE NOSSOS PENSAMENTOS, O QUE ME FAZ CITAR QUE USEI DE MINHA LIBERDADE INTELECTUAL PARA RESPONDER A SUA PERGUNTA.

PODEM CONTROLAR MINHAS AÇÕES MAS NÃO MINHAS OPINIÕES, AÍ VEM A MINHA LIBERDADE. TENTAM CONTROLAR O QUE VISTO, O QUE COMO O QUE ASSISTO, MAS SOU LIVRE PARA ESCOLHER.

respondido por: AnthonioJorge
3

Aristóteles, um dos maiores filósofos da Antiguidade, foi discípulo de Platão que, por sua vez, foi discípulo de Sócrates, principal figura da história da filosofia.

Quando Aristóteles diz que o homem livre é senhor de sua vontade, temos de olhar para a noção de virtude que o estagirita pregava: a virtude é um meio-termo, o ponto de equiíbrio que leva à conduta excelente no plano ético.

  • A coragem, por exemplo, é a virtude entre a covardia e a temeridade

O homem livre, portanto, é o aquele que controla a parte apetitosa - a vontade - da alma por meio da razão. Assim, o animal racional, como diz a definição clássica de Aristóteles para o homem, não se deixar levar pelos apetites e desejos de sua vontade.

O único senhor do homem é a sua própria consciência, como diz o próprio Sócrates quando afirmava haver um daimon (consciência) que o impelia a buscar a verdade nas ruas de Atenas.

As famosas frases de Sócrates vêm neste sentido:

  • É preferível que a lira ou o coro produzam um som desarmônico, ou que multidões discordem de mim, do que eu, sendo um, entre em desacordo comigo mesmo e me contradiga

  • É melhor sofrer o mal do que cometer o mal

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/23789816

Anexos:
Perguntas similares