8. leia os trechos a seguir: “Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas uma infinidade de portas e janelas alinhadas. (...)Entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas. (...) Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas; fazendo compras. Identifique as figuras de linguagem presentes no texto e justifique o efeito de sentido que elas produzem no texto.
Respostas
As figuras de linguagem são:
"Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas uma infinidade de portas e janelas alinhadas".
personificação
efeito de sentido: sugere que o cortiço era um personagem, que personificava o jeito de viver de seus moradores
(...) Entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas.
metonímia e comparação
efeito de sentido: a metonímia ressalta o aspecto animalesco das pessoas; a comparação destaca o forte barulho produzido pelas pessoas
(...) Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas; fazendo compras.
comparação
efeito de sentido: a comparação das pessoas como formigas ressalta o comportamento animalesco dos moradores
Explicação:
as palavras desse trecho de texto nos pais entender uma metonímia feita por comparação e metáfora. fazendo com que a gente conclua que o cortiço é uma pessoa a personificação do cortiço