QUESTÃO 3- Diferentemente de como ocorre com o senso comum, na ciência, e sobretudo nas ciências humanas e sociais, utilizamos como instrumentais categorias de análise (conceitos) que funcionam como “óculos”, como lentes que ampliam/aproximam o nosso olhar sobre a realidade, na busca pela maior objetividade possível. Na perspectiva teórica de Manuel Castells a sociedade contemporânea organiza-se em rede, em Rede Dinâmica. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que NÃO apresenta dimensões do conceito de Rede Dinâmica e, portanto, NÃO explica o estágio atual do sistema capitalista na perspectiva desse autor.
Respostas
Tendo em conta as alternativas:
A visibilidade dos fenômenos sociais, cujos fatos são registrados e compartilhados em tempo real por mídias cada vez mais sofisticadas e complexas, transformando relações primárias em relações secundárias.
A interconexão de informações através de compartilhamentos diversos em um tipo de comunicação todos com todos, o que amplia e complexifica as interações entre as pessoas e grupos.
O aumento da velocidade das relações sociais que em função das características das novas tecnologias (novas mediações sociais) aproximam distâncias e comunicam os fatos em tempo real.
A previsibilidade e estabilidade dos fenômenos sociais, potencializada pelo acesso universal a informação que hoje é socializada e disseminada em tempo real.
A demanda por autonomia dos indivíduos na relação com a sociedade, pois a cultura associada as caraterísticas das novas mídias, rompe com a dependência e empodera os agentes (cultura da autonomia).
Assim, a previsibilidade e estabilidade dos fenômenos sociais, potencializada pelo acesso universal a informação que hoje é socializada e disseminada em tempo real, não apresenta dimensões do conceito de Rede Dinâmica e, portanto, não explica o estágio atual do sistema capitalista na perspectiva desse autor.
Resposta:consegiu as resposta?
Explicação: