Sociologia criada no século XVIII pelo filósofo francês Augusto Comte foi orientada primeiramente pela teoria Positivista. O Positivismo sustenta que a ciência deve se preocupar apenas com entidades observáveis que sejam conhecidas pela experiência direta. Com base em observações cuidadosas, pode-se inferir-lhes que expliquem a relação entre os fenômenos observados. Compreendendo as relações casuais entre os fatos, os cientistas podem então prever como serão os acontecimentos futuros. Como toda ciência que visa investigar um determinado fenômeno, Comte determinou a utilização de um método de investigação não próprio para a investigação do fato social. Que tipo de método seria esse?
Respostas
Comte foi considerado o pai da sociologia, contribuindo para o campo das ciências inclusive com a visão positivista.
Além disso, ele foi um dos grandes contribuintes do positivismo, noção que em sua concepção ia de encontro a 3 estados, sendo:
- O metafísico;
- O empírico;
- E o teológico.
Por fim, o pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Resposta:
Método das ciências físicas e naturais
Explicação:
Para explicar a sua teoria positivista, o filósofo estabeleceu a Lei dos Três Estados, que descrevia os três estágios de desenvolvimento da humanidade.
Estado teológico: o ser humano, em seus primórdios, necessitava encontrar explicações para os fenômenos naturais. Essas explicações eram fornecidas por narrativas mitológicas e religiosas, pois, ao não conseguirem explicar a natureza, os homens criaram seres sobrenaturais para fundamentarem as suas explicações.
Estado metafísico: esse segundo ponto de desenvolvimento consiste no início da Filosofia. O ser humano já não se contentava mais com as explicações religiosas e passou a formular teorias racionais para conjecturar as possíveis causas dos efeitos observados na natureza. Nesse estágio, ainda há a prevalência do raciocínio sem a observação da própria natureza.
Estado positivo: esse estágio seria o mais desenvolvido da humanidade. O ser humano entendeu que, para encontrar respostas sobre a natureza, ele deveria procurar as explicações na própria natureza. Nesse ponto, haveria o desenvolvimento das ciências e de um modo de pensar o mundo por meio do entendimento desse como algo que está dado fisicamente. O estágio positivo seria marcado pela Física, pela Biologia (ciência que, junto com a Sociologia, seria a mais desenvolvida para Comte) e pela busca incessante do progresso.