• Matéria: Física
  • Autor: yannapeixoto
  • Perguntado 7 anos atrás

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET – fez um estudo sobre os fatores operacionais realizados por um motorista, destacando o ato de pegar o celular no bolso ou em qualquer lugar como já prejudicial no desvio da atenção do motorista no trânsito. Os fatores motores já representam um risco no uso do aparelho celular, acrescentam-se mais recentemente, inclusive neste estudo, os fatores psicológicos e cognitivos dispensados neste uso, já reconhecendo o desvio de atenção na utilização do aparelho viva-voz.Podemos concluir que a tabela acima foi elaborada, considerando que o carro trafegue com uma velocidade média próxima de: *
Imagem sem legenda
a) 60 km/h
b) 80 km/h.
c) 90 km/h.
d) 100 km/h.
e) 120 km/h.

Respostas

respondido por: faguiarsantos
14

A tabela acima foi elaborada, considerando que o carro trafegue com uma velocidade média próxima de 100 km/h.

O conceito de velocidade média está relacionado à rapidez com que um móvel percorre uma determinada distância. Ela informa a distância que se percorre por unidade de tempo. No SI a velocidade é dada em metros por segundo. Então temos que -

Vm = ΔS/Δt

Onde,

ΔS - espaço percorrido

Δt - variação do tempo

Para converter o valor da velocidade em m/s para km/h basta multiplicar o valor em m/s por 3,6.

A tabela informa que para acender um cigarro, o tempo gasto é de aproximadamente 3 segundos e o espaço percorrido é de 80 metros.

V = 80/3 = 26,67 m/s

V ≅ 96 km/h

A tabela informa que para sintonizar o rádio, o tempo gasto é de aproximadamente 4 segundos e o espaço percorrido é de 110 metros.

V = 110/4 = 27,5 m/s

V ≅ 99 Km/h

A tabela informa que para discar o telefone, o tempo gasto é de aproximadamente 5 segundos e o espaço percorrido é de 140 metros.

V = 140/5 = 28 m/s

V ≅ 100,8 km/h

Perguntas similares