1)Foram vários os cientistas e pesquisadores, que ao longo dos anos tentaram entender a economia brasileira, destaque para Maria da Conceição Tavares que exerceu grande influência sobre o pensamento econômico brasileiro. Tratou de assuntos variados, mas há uma preocupação que perpassa toda a sua obra: o desenvolvimento de países periféricos e a sorte de grandes contingentes da sua população, excluídos economicamente. Sobre a forma de pensar de Maria da Conceição Tavares analise as afirmações abaixo:
I. Seu ponto de partida foi o pensamento cepalino, com ênfase nas relações econômicas e de poder entre nações centrais e periféricas
II. Expandiu sua forma de pensar ampliando a importância de questões, como: variáveis internas de cada país, em especial a presença do setor produtor de bens de capital; as necessidades de financiamento do desenvolvimento e como os modos historicamente específicos de atendê-las repercutem
III. Foi uma das economistas de maior influência sobre o pensamento econômico brasileiro desde os anos 60, em especial defendendo o posicionamento ortodoxo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas: a) I, apenas b) II, apenas c) I e II, apenas d) II e III, apenas
2)O Brasil sempre sofreu o estigma de ser um exportador de produtos primários. Durante 430 anos, aproximadamente, a economia brasileira dependeu, basicamente, da produção e exportação de poucos produtos primários, as chamadas commodities. Este fato caracterizou o Brasil como uma economia agroexportadora. Sobre as principais características de uma economia agroexportadora avalie as afirmações abaixo:
I. De acordo Maria da Conceição Tavares é um "modelo de desenvolvimento voltado para fora";
II. Países que apresentam uma economia agroexportadora apresentam grande vulnerabilidade externa;
III. Como os países exportam produtos primário, eles dependem diretamente da situação econômica dos compradores (demais países) dos produtos.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas b) II, apenas c) I e II, apenas d) II e III, apenas e) I, II e III
3 - Diferente de economias europeias e da economia americana, o Brasil, teve a sua formação econômica apoiada nos "ciclos econômicos". No final do século XIX, o Brasil produzia e exportava café. O país era responsável por 75% da produção mundial, pois, segundo o economista Celso Furtado (2007), o Brasil, na época, tinha crédito abundante e fácil, o que fez com que a produção de café só aumentasse. Sobre o ciclo do café analise as afirmações abaixo:
I. Como sabemos, entretanto, se a oferta está maior do que a demanda, os preços tendem a reduzir, e foi isto que aconteceu no final do século XIX;
II. Como os preços reduziram nas últimas décadas do século XIX, o governo brasileiro, com o objetivo de proteger a renda dos cafeicultores, implementou diversas medidas, entre elas, o que ficou conhecido como Convênio de Taubaté;
III. A situação chegou ao colapso total em 1930, quando dois elementos estavam presentes: a grande produção brasileira de café, que fazia com que o preço do produto reduzisse cada dia mais, e a crise da economia mundial.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas b) II, apenas c) I e II, apenas d) II e III, apenas e) I, II e III
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1-c
2-e
3-e
4-a
5e
Explicação:
ilisandrakemerich:
Aparece que tem resposta erradas
respondido por:
2
Resposta:
Qual e a Resposta que esta errada?
Explicação:
Tem questão errada, aguem sabe, me ajude!
1-c
2-e
3-e
4- e) V - V - V - F - V
5-e
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás