Respostas
Resposta:
Muitos dizem que o objetivo da filosofia é procurar o sentido da vida, porém alguns filósofos como Albert Camus e Jean-Paul Satre, entendiam que na verdade a vida não tem sentido.
Quando analisamos o universo de maneira fria, percebemos nossa insignificância em relação a este, para o mundo, nossa existência não tem e nem precisa ter um sentido, apenas existimos.
Pare um pouco é vá bem fundo neste raciocínio, se o ser humano destruir o planeta terra com um ataque de bombas de hidrogênio, qual diferença haveria para o universo? Vamos um pouco mais fundo nesse pensamento, e vamos supor que o ataque fosse feito à todos os planetas e estrelas, não mudaria absolutamente nada pois o universo não tem desejos, vontades, este, simplesmente existe, e este continuaria existindo
.
Diferente do universo nós temos uma ferramenta que foi "desenvolvida" através da seleção natural - descrita na Teoria da Evolução - que é chamada de mente e esta ferramenta faz com que nós sentimos que nossas vidas devem ter um sentido.
Porém, já eliminamos um sentido absoluto da vida, ou seja, o sentido da vida já passa a ser subjetivo, cada individuo escolhe o seu, proporcionando uma liberdade individual.
Muitos poderiam concluir que o sentido da vida então é a busca da felicidade (eudaimonia) - pois parece que todos os seres humanos querem ser feliz - bom essa posição era sustentada pelos filósofos da Antiguidade, mas como que iremos atingir a felicidade plena? Não é preciso ficar triste para ficar feliz?
Depois de algum tempo refletindo sobre o assunto, não achei sentido para a vida, não sei, posso estar tremendamente enganado, mas depois de não encontrar, percebi que a vida é melhor sem sentido e que uma vida sem sentido na verdade tem um sentido: o de simplesmente viver. Colocando uma cotação abaixo:
"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada." - Clarice Lispector
Quer ler mais sobre filosofia, ciência, economia e história? Acesse o maior portal de filosofia do país, A Filosofia!
Explicação: