Respostas
Resposta:
Embora cada nação indígena possua sua própria cultura com hábitos e costumes próprios, existem algumas formas de organização, que são comuns a praticamente todos os povos indígenas brasileiros. São estes que relacionamos abaixo:
- Os índios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes e tubérculos);
- Costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos;
- Os homens saem para caçar em grupos;
- Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música. Costumam pintar o corpo nestes eventos.
- Desde pequenas as crianças são treinadas para as atividades que deverão desempenhar na vida adulta;
- Realizam rituais de passagem entre a fase de criança e a adulta;
- Moram em habitações feitas de elementos da natureza (troncos e galhos de árvores, palhas, folhas secas, barro);
- Fazem objetos de arte (potes e vasos de cerâmica, máscaras, colares) com materiais da natureza. Esta atividade é desempenhada pelas mulheres das tribos;
- Tratam as doenças com ervas da natureza e costumam realizar rituais de cura, dirigidas por um pajé;
- Têm o costume de dividir quase tudo que possuem, principalmente os alimentos;
- Possuem uma religião baseada na existência de forças e espíritos da natureza.
- A arma mais conhecida dos indígenas brasileiros é o arco e a flecha. Porém, eles fazem e usam outros tipos de armas como, por exemplo, o chuço (madeira com ponta de ferro afiada), a borduna (porrete de madeira) e a zarabatana (tubos feitos de bambu que servem para atirar setas através do sopro).
Explicação:
Sobre alguns costumes indígenas que adotamos nos dias de hoje podemos citar o banho por exemplo, uma prática totalmente repugnante para os nossos colonizadores da época, pois seu país de origem é mais frio e o Brasil é um país litorâneo e quente. Mas podemos citar também as influências religiosas os banhos de ervas medicinais, medicamentos, rituais de passagem, a arte e a cultura indígena em geral influência até mesmo nos dias de hoje, na população brasileira.