patrimônio de uma empresa é composto em função das movimentações diárias ocorridas com vendas, recebimentos, pagamentos e compras, ou seja, qualquer movimentação que altere seus bens, seus direitos ou suas obrigações e são considerados na contabilidade como um fato contábil. Todos os registros em relação a essas movimentações são contabilizados/registrados e assim a contabilidade terá condições de fornecer aos seus usuários sempre que necessário informações e relatórios que demonstrem a real situação do patrimônio.
Em se tratando da riqueza líquida da empresa, ou seja, o patrimônio líquido assinale a alternativa correta:
A situação líquida patrimonial será sempre negativa.
A situação líquida patrimonial será sempre positiva.
A situação líquida patrimonial é igual à soma dos direitos e obrigações.
A situação líquida patrimonial é igual à soma do ativo com o passivo.
A situação líquida patrimonial é igual ao ativo menos o passivo.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O inventário patrimonial é um procedimento que gera um documento que, por sua vez, auxilia tanto no gerenciamento operacional do negócio, quanto em sua contabilidade. Mas, como fazer inventário patrimonial?
O documento gerado do inventário é denominado base patrimonial ou banco de dados. Ele pode ser relativo aos bens pertencentes a uma pessoa física ou jurídica.
Em uma empresa, realizar um inventário é muito importante para se obter um balanço real do negócio e, em alguns casos – como em uma dissolução societária – conhecer a liquidez da instituição.
O inventário nada mais é do que uma relação com todos os bens e materiais da empresa, totalmente descritos e caracterizados, sendo de propriedade dela ou de terceiros.
Aprender como fazer um inventário de uma empresa é uma ação fundamental para atingir ou manter um controle patrimonial adequado.
Tão importante quanto, é a realização do inventário de estoque. Ele possibilita, assim como o inventário patrimonial, ter visão e controle amplo e preciso de seus bens.
Com o inventário de estoque atualizado, você pode se preparar para a compra de insumos e para o controle adequado de seu estoque.
Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre como fazer inventário patrimonial e de estoque.
Como fazer Inventário Patrimonial?
O inventário patrimonial se aplica ao controle do ativo imobilizado da empresa, como máquinas, equipamentos, veículos etc.
É feita uma listagem de todos os ativos, que, por sua vez, são emplaquetados, fotografados e detalhadamente descritos. Essa descrição contém:.
categoria do item;
data da compra;
valor;
vida útil em anos;
depreciação;
valor atual;
estado de conservação;
responsável;
área do responsável;
local de armazenamento;
modelo;
número de série.
Após a identificação física e descrição dos bens, é feita a conciliação contábil.
Neste processo, verifica-se a existência física dos bens contabilizados e se estes estão operacionalmente ativos. Além disso, a descrição do ativo é conferida e, se houver divergência, regularizada.