DESAFIO NA VISÃO DE TEÓRICOS COGNITIVISTAS, COMO CRIANÇAS APRENDEM? De acordo com (Bassedas, Huguet, & Solé, 1999), os teóricos citam diversas formas de aprendizado da criança, dando destaque à aprendizagem por meio de experiências com objetos, situações, prêmios e castigos, imitações, dentre outras. Para resolver este Desafio, você deverá expor uma atividade adequada à forma acima citada, destacando o papel do professor sociointeracionista nesse processo de aprendizagem. 1. Experiências com objetos Atividade: Papel do professor: 2. Situações Atividade: Papel do professor: 3. Prêmios e castigos Atividade: Papel do professor: 4. Imitações Atividade: Papel do professor: Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
A alternativa 3) é a correta.
O papel do professor que premia e que castiga é um conceito antigo muito usado em todas as áreas possíveis no mundo, é a aplicação direta do conceito de reforço positivo e negativo.
Os reforços são métodos de aumentar ou diminuir a frequência de determinados comportamentos, antigamente se usava muito o reforço negativo, mas atualmente é sabido que os reforços positivos são ainda mais eficientes, principalmente se o indivíduo deseja aumentar a frequência dos comportamentos.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1. Experiência com objetos
- Atividade: jogos individuais ou em grupo, manipulação de objetos, experiências adequadas à idade.
- Papel do professor: proporcionar, ampliar, diversificar e coordenar a atuação da criança sobre o objeto em questão.
2. Situações
- Atividade: acordos, rotinas, hábitos, etc.
- Papel do professor: ensinar a criança a prever as consequências de dadas formas de atuação, a fim de que ela se sinta cada vez mais segura, antecipe acontecimentos, preveja regularidades e aproprie-se da sequência temporal.
3. Prêmios e castigos
- Atividade: premiar condutas positivas com sorrisos, abraços, comentários, etc; diante de condutas negativas, castigar com a cara brava, falar com tom de aborrecimento, etc.
- Papel do professor: divulgar quais normas e condutas não são aceitas, isto é, apresentar os limites, porém, sem deixar de negociar; é importante evitar a inflexibilidade ou castigos que repercutam de forma negativa, como ridicularizar as crianças, causando sofrimento e insegurança.
4. Imitações
- Atividade: imitar expressões, maneiras de agir, atitudes e comportamentos.
- Papel do professor: observar e promover a repetição de tais imitações, intervir no momento adequado e favorecer a transferência dessas imitações para os momentos de jogos simbólicos, de modo que a criança aprenda com os modelos estabelecidos por ela.