Quais foram os fatores que levaram a burguesia e a nobreza a apoiarem a centralização política conduzida pelo rei?
Respostas
respondido por:
60
Apesar da centralização política na figura do rei retirar parte da autoridade da nobreza, a formação dos Estados absolutistas iria salvar os privilégios feudais dos nobres que estavam ameaçados pelas revoltas servis. Além disso, os nobres ganharam privilégios especiais garantidos pela lei no Estado absolutista (os principais cargos públicos eram reservados aos nobres e ainda podiam receber pensões do Estado). Já a burguesia apoiou o Estado absolutista, pois ele iria eliminar as barreiras econômicas impostas pelo feudalismo, unificando as leis, moedas, pesos e medidas, ampliando o mercado consumidor, o que favoreceu o desenvolvimento negócios da burguesia. Afinal, os reis protegiam os negócios da burguesia porque quanto mais dinheiro a burguesia tivesse, mais impostos iriam pagar ao Estado.
mikinhasantos00:
Obrigada!!!
respondido por:
5
A centralização dos estados, com o consequente fortalecimento dos reis, se deu no fim do século XIV, com o desenvolvimento simultâneo do capitalismo e declínio do feudalismo.
O comércio e crescente ascensão das cidades tornou a estabilidade política um dos pré requisitos básicos para o sucesso das transações comerciais. Então, era de interesse de todos os burgueses e nobres que existisse a centralização governamental, de forma que o reino fosse estável e possibilitasse crescimento
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás