Respostas
Você sabe o que um pirulito, uma cerveja e um biscoito de polvilho têm em comum? Eles são considerados alimentos de calorias vazias, ou seja, são comidas de maior valor calórico, mas sem nenhum ou muito pouco valor nutricional. É o que explica o endocrinologista Mauro Scharf, alertando que os alimentos de calorias vazias não trazem benefício algum ao organismo, e por isso devem ser evitados, inclusive em dietas. A ingestão resulta em ganho de peso, acúmulo de gordura e nenhuma nutrição. Para saber identificar esse tipo de alimento, deve-se analisar, no rótulo do produto, o alto valor calórico e o baixo valor nutricional.
- Geralmente estes são alimentos relacionados ao junk food, fast food e industrializados em geral, como os salgadinhos - esclarece Scharf.
O endocrinologista reforça que consumir produtos com calorias vazias é ainda mais prejudicial na infância e na adolescência, já que esta é uma fase de estirão do crescimento e de consolidação da formação óssea, marcada por importantes transformações corporais e psicológicas.
- A alimentação nesta e em outras fases da infância devem sempre primar pela qualidade, com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, ferro, cálcio, nutrientes balanceados entre proteínas, carboidratos e gorduras - afirma.
Como alternativas saudáveis de redução das calorias vazias, Scharf sugere evitar junk food e fast food, e em substituição consumir frutas, legumes, verduras, cereais e grãos integrais. O especialista também recomenda consultar um médico sempre para individualizar as necessidades de cada pessoa e realizar a prescrição adequada de dieta, levando-se em conta fatores como a idade, a atividade física, o histórico de doenças e o risco cardiovascular do indivíduo.
Por fim, o médico lembra que uma alimentação saudável deve ter um equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras, com fibras, menor valor calórico, porém elevado valor nutricional, com sais minerais, vitaminas, oligoelementos e baixo teor de gorduras, principalmente as trans e as saturadas.
Exemplos de calorias vazias
Biscoitos de polvilho, biju, salgadinhos, doces, balas, confeitos, nuggets, pirulitos, chicletes e batatas fritas (estas últimas têm cerca de 600 calorias, com pouquíssimo conteúdo nutricional), refrigerante, vinho, cerveja e bebidas alcoólicas em geral. Uma lata de cerveja fornece até 150 calorias vindas do malte e quase nada a mais. As calorias derivadas do álcool tendem a ser estocadas como gordura no abdômen.