O tipos abstratos de dados no modelo árvore tem como principal característica o fato de que os elementos que a constitui, denominados “nós”, são ligados entre si por estruturas de encadeamento. Este é possível graças ao mecanismo de referência da linguagem Java.
Sobre esse processo, com base em nossos estudos, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Para indicar que um nó tem filhos, é necessário criar um objeto daquele tipo e armazenar a referência do objeto criado.
II. ( ) Ao criar um nó filho, é possível que este tenha outros nós filhos, desde que seja feita a alocação do elemento quando o nó pai for criado.
III. ( ) Uma vez atribuído um nó filho, não é possível alterar ou remover o elemento, já que a estrutura tem que ser mantida.
IV. ( ) Uma árvore é dita binária quando os valores armazenados em cada um dos nós são sequências de 0’s e 1’s.
V. ( ) O chamado “nó folha” é aquele em que as referências para os nós filhos da esquerda e da direita são iguais a null.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
.V, V, F, F, V.
.V, F, F, F, V.
.V, F, V, F, V.
.F, F, V, V, F.
.F, V, F, V, F.
Respostas
A sequência correta será: V - F - F - F - V
Uma árvore binária é considerada estritamente binária se cada nó da árvore possui grau zero ou dois.
Um nó de uma árvore pode ter filhos e ser atribuído um novo nó filho, sendo que, para indicar isto, basta criarmos um novo nó e armazenar a referência para o objeto criado nos nós filhos da esquerda ou da direita.
Quando não há referência para os nós filhos da esquerda e da direita, o nó é chamado de folha. A inexistência de referência é indicada, em algumas linguagens, pelo valor null.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
Resposta Selecionada:
V, F, F, F, V.
Resposta Correta:
V, F, F, F, V.
Explicação:
Isso mesmo, sua resposta está correta! Um nó de uma árvore pode ter filhos, sendo que, para indicar isto, basta criarmos um novo nó e armazenar a referência para o objeto criado nos nós filhos da esquerda ou da direita. Quando não há referência para os nós filhos da esquerda e da direita, o nó é chamado de folha. A inexistência de referência é indicada pelo valor null.