Em um estudo antropológico, o pesquisador apresentou o objeto “mesa” a dois grupos culturais distintos, pediu para que eles nomeassem o objeto e, logo em seguida, falassem sobre a sua funcionalidade. O primeiro grupo disse ao estudioso que aquele objeto poderia se usado em refeições; o outro grupo respondeu ao pesquisador que o objeto poderia ser usado como instrumento de sacrifício aos deuses.
Considerando essa pequena história e os estudos sobre Antropologia, afirma-se que:
Escolha uma:
a. Para o saber antropológico, o conceito de cultura abarca a dimensão do universo das histórias peculiares, mas não chega à abordagem da linguagem.
b. Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais e suas histórias peculiares.
c. Para o saber antropológico, o conceito de cultura não abarca a dimensão do universo psíquico, pois esse campo é a estudado pela Psicologia.
d. Para o saber antropológico, o conceito de cultura abarca a dimensão do universo dos costumes, mas não os de rituais.
e. Para o saber antropológico, o conceito de cultura abarca a dimensão do universo da política, mas não abarca dos costumes.
Respostas
respondido por:
9
A alternativa b está correta.
As teorias acerca da antropologia interpretativa partem do pressuposto desenvolvido para analisar o espaço social e seus grupos, aprendendo sobre seus costumes, valores e como eles se relacionam.
Por isso, a partir das grandes mudanças do século XX se fez necessário interpretar como são as as ações dos grupos e como elas podem interferir nas atividades futuras da sociedade, ou melhor, o objeto de estudo nos mostra o grupo estudado deve ser interpretado com foco em seus significados e linguagens
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás