assinale a alternativa que Não faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar ao brasil.
1. Criação do jardim botânico
2. Fundação da biblioteca real
3. Fundação da Academia de belas artes
4. Criação do Museu Nacional
5. Fundação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Respostas
5. Fundação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resposta:
RESPOSTA (E) _Fundação da Universidade Federal do Rio de Janeiro_
Explicação:
(A) Fundado em 13 de junho de 1808, o Jardim Botânico surgiu de uma decisão do então príncipe regente português, Dom João VI, de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo. Sendo assim a (a) faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.
(B) João VI, assinado no dia 28 de outubro de 1810, foi criada então a Real Biblioteca, destinada à preservação das obras raras da língua portuguesa (como a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões) e ao estímulo da leitura e da produção de novas obras. Sendo assim a (b) faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.
(C) Nesses dois séculos de vida, muitos foram os artistas formados e imensurável é a importância desta instituição. No dia 12 de agosto de 1816, através de um Decreto-Lei de D. João VI, foi criada a Escola Real das Ciências Artes e Ofícios, que viria a se transformar na EBA. Sendo assim a (c) faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.
(D)O lugar já foi residência oficial da família imperial brasileira. Dom João VI inaugurou em 1818 o museu com o nome de Museu Real, que funcionou primeiramente no Campo de Santana, no centro do Rio.3 de set. de 2018. Sendo assim a (d) faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.
(E) No dia 7 de setembro de 1920 era criada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também denominada Universidade do Brasil, considerada um dos centros brasileiros de excelência no ensino e na pesquisa. Ele foi criada pelo decreto nº 14.343 pelo então presidente Epitácio Pessoa.Sendo assim a (e) não faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.