• Matéria: Pedagogia
  • Autor: aurora1513
  • Perguntado 7 anos atrás

7. Sobre a música popular brasileira nas primeiras décadas do século XX e sua contextualização, Mário de Andrade afirmava que "a música popular brasileira é a mais completa, mais totalmente nacional, mais forte criação de nossa raça até agora". Nessa altura, segundo Mário de Andrade, a modinha já se transformara em música popular, o maxixe e o samba haviam surgido, formaram-se conjuntos seresteiros, conjuntos de "chorões" e havia se desenvolvido inúmeras danças rurais. A arte nacional estava então feita na "inconsciência do povo", sendo a arte popular a alma desta nacionalidade. Daí a necessidade das pesquisas folclóricas propostas, como um meio para entrar em contato com as bases da cultura popular. Esse procedimento indicava a necessidade de partir do primitivo (folclore), seguir uma linha evolutiva, acompanhando as vicissitudes do elemento "civilizado" (as técnicas adquiridas), mantendo porém um núcleo central que demarcava uma "alma nacional" (NAPOLITANO, 2000). Sobre a música popular brasileira, analise as sentenças a seguir:

Respostas

respondido por: brendaisis
14

A década de sessenta pode ser evidenciada como música da Jovem Guarda e os festivais de Música Popular Brasileira movimentam o cenário musical do País e apresentam importantes nomes da música brasileira.

A década de 30 evidenciava a expansão do rádio e o surgimento de muitos artistas talentosos, por isso esse período ficou conhecido como época de Ouro.

A década de 1970 é marcada pelo destaque de artistas de diversas regiões, surgem muitos gêneros e subgêneros, não ficando mais um período histórico marcado por um estilo musical preponderante.

respondido por: andressa11karine
23

Resposta:

As sentenças I, II e III estão corretas.

Explicação:

Perguntas similares