• Matéria: Inglês
  • Autor: bruno13052003
  • Perguntado 7 anos atrás

Relato de uma vivência de algum preconceito /estereótipo

Respostas

respondido por: stephanieteixep60p51
2

Aqui estão alguns relatos. Espero ter ajudado.

1. Brincadeira inocente.

“Festa da agência que trabalhava em 2016. Um rapaz se ofereceu para ajudar uma moça a descer as escadas porque ela tava muito bêbada e ela respondeu: ‘NÃO PRECISO DE AJUDA, SEU PRETO' – exatamente com essas palavras. No dia seguinte, foram conversar com ela sobre o que aconteceu e ela sem querer se desculpar, disse que foi apenas uma brincadeira. Uma das coisas mais revoltantes foi que a empresa não tomou nenhuma atitude.”

—Mel Ruiz

2. Pequeno engano.

“Já aconteceu de policiais pararem o carro do meu pai (negro e eu branca de olhos claros), mandarem ele descer rispidamente e me perguntarem se eu estava bem, se estava em perigo ou se era meu pai mesmo. Ao responder com grosseria (não tenho medo), ouvi que não era normal (????) “um preto com carrão e uma loirinha atrás.”

—Anônima

3. Piada sem graça.

“Eu branca, olhos claros. Meu pai, negro, cabelo bem afro, usava black power quando eu era criança. Passei minha infância INTEIRA ouvindo dos familiares e amigos que eu não era sua filha. Ouvindo ‘piadinhas’ sobre isso, que pai é aquele que cria, sobre como ‘um preto feio tinha feito uma filha tão linda’, que eu era filha do padeiro, do vizinho, do açougueiro… Ou sobre como era a alimentação em casa, se nós comíamos bananas como ‘o macaco do meu pai’. Nunca achei graça, sempre me doeu, sempre chorei e quanto mais eu chorava mais as pessoas riam e achavam engraçadinho…”

—Anônima

4. Professor de publicidade.

“Estava conversando com uma amiga no elevador do prédio de propaganda do Mackenzie. Disse a ela para não andar sem o RG que se dar qualquer B.O. você pode precisar dele. Um professor ouviu e disse em tom de deboche:

‘- Ela pode andar sem RG, mas olha você… Você que não pode andar sem ele’.”

—Kauê Nóbrega

Perguntas similares