Respostas
Olá!
O estudo dos povos pré-colombianos é de suma importância para a História e sociedade atuais pois se trata no entendimento de como os povos que habitavam o continente se comportaram antes da chegada dos Europeus à América.
Os hábitos que você faz no seu dia-a-dia muitas vezes têm raízes que vêm lá do passado - desses povos - como, por exemplo, aquela velha históriaque você já deve ter ouvido: "O hábito de comer mandioca, dormir em redes, banhos diários são provenientes dos indígenas", habitantes que viviam aqui antes da chegada de Colombo.
Quando se estuda esses povos, há um entendimento não só dos hábitos que herdamos ao longo do tempo, mas também serve de referência para a sociedade atual no conceito de nacionalidade: "Como que você pode afirmar que você é 100% brasileira? Se os que viviam aqui antes não éramos nós? Ou melhor, os Estadunidenses muitas vezes afirmam que eles são os "Verdadeiros Americanos" na atual disputa social da questão da imigração dos povos latinos aos EUA, mas se você pensar bem, os povos latinos, que têm a mesma raiz cultural e genotípica dos povos pré-colombianos também são tão Americanos quanto os próprios Americanos, entende?
Saber e entender a cultura pré-colombiana é entender a sociedade atual, é compreender como que a história do Brasil não começou em 1500, através de Cabral. A história do Brasil começou há milhares de anos, com povos nativos que viviam aqui muito antes de qualquer figura histórica brasileira que você aprende hoje. E, junto disso, a cultura que temos, as mitologias, crenças, identidade cultural que compartilham raízes históricas longas.
Espero ter lhe ajudado!
Obrigado!