O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) avalia o nível de ensino que é oferecido aos estudantes. O Brasil não aparece numa colocação destacada e uma das causas pelo recorrente fracasso pode estar relacionado à maneira de ensinar ciências. Quanto ao ensino de ciências nas séries do Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ao trabalhar os conteúdos de ciências, o aluno tem possibilidades de entender e interpretar os fenômenos que acontecem no mundo. ( ) Já há muitas décadas vem sendo dada grande importância para a área de ciências e sua incorporação no currículo. ( ) Antes mesmo do século XIX, o ensino de ciências já apresentava um conhecimento neutro com saberes e as verdades únicas. ( ) A forma adequada de ensinar ciências deve estar baseada em observar e memorizar os conceitos, com a ajuda do livro didático.
Respostas
I e II são verdadeiras.
Ao estudar ciências os alunos podem passar a perceber, na sua vida cotidiana, o funcionamento daqueles princípios que passam a conhecer por meio das leis naturais, sendo bastante importante que se aprenda ciências para que o sujeito possa se introduzir, com sucesso, na sociedade contemporânea.
III e IV são falsas, pois a ciência não é neutra (está sempre relacionada com quem a produz) e nem é correto que se ensine ciência apenas por um processo de memorização, que é pouco eficiente e pouco atrativo.
Resposta:
(Verdadeira ) Ao trabalhar os conteúdos de ciências, o aluno tem possibilidades de entender e interpretar os fenômenos que acontecem no mundo.
(Falsa ) Já há muitas décadas vem sendo dada grande importância para a área de ciências e sua incorporação no currículo.
(Verdadeira ) Antes mesmo do século XIX, o ensino de ciências já apresentava um conhecimento neutro com saberes e as verdades únicas.
( Falsa) A forma adequada de ensinar ciências deve estar baseada em observar e memorizar os conceitos, com a ajuda do livro didático.
Explicação: O currículo de ciências no qual acreditamos pressupõe uma educação mais dialógica. Isso, por sua vez, implica propor e vivenciar atividades nas quais se possa tomar consciência de alguns aspectos dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema a ser desenvolvido.