• Matéria: Direito
  • Autor: marcellagamellp8fe4v
  • Perguntado 7 anos atrás

Analise a situação dos fatos apresentados:
Mévio é um jovem formado em Engenharia de produção e acaba de ingressar em uma grande empresa pública por concurso público. Recebe as ordens diretas de seu gerente de setor César, um colega mais velho e praticamente autodidata, que recebeu a incumbência de instruí-lo no novo cargo de supervisor de produção. No começo, ele não lhe passa nenhuma informação sobre os relatórios e a organização interna do serviço, obrigando-o a descobrir tudo sozinho. A despeito disso, César critica sistematicamente Mévio sem, contudo, indicar o modo correto de execução das tarefas. Quando Mévio faz alguma interpelação, César ignora, muda de assunto ou então ridiculariza o empregado: “Não vale a pena cursar Engenharia e não saber nada. Tenho que ensinar tudo a você. O que foi que você aprendeu na faculdade?” Mévio perde a autoconfiança, passa a dar razão a César, torna-se submisso e, com medo, passa a pedir a sua opinião sobre tudo o que vai fazer. Mesmo assim, César continua a fazer observações insultuosas a Mévio, até que ele entra em depressão.
Assinale a alternativa CORRETA:
I Mévio foi vítima de “mobbing”, comportamento que consiste em manobras hostis frequentes e repetidas no local de trabalho, visando sistematicamente à mesma pessoa.
II Mévio foi vítima de assédio moral vertical descendente.
III A doença adquirida por Mévio pode ser considerada doença profissional.
IV Diante da conduta de César, o contrato de trabalho de Mévio pode ser rescindido indiretamente, sem prejuízo do direito ao pagamento de indenização por assédio moral.

Estão corretos apenas os itens I, II e IV.

Estão corretos apenas os itens I, II e III.

Todos os itens são corretos.

Estão corretos apenas os itens I, III e IV.

Estão corretos apenas os itens II, III e IV.
Concluímos que legalmente, a enfermidade em questão, no item III não é reconhecida como doença profissional pelo Ministério da Previdência Social, equiparando-a a acidente de trabalho. Sendo assim, segundo o estabelecido no §2º do art. 20 da Lei n. 8.213/91, é de extrema necessidade que se prove a relação direta entre a depressão e a incapacidade para o trabalho através de perícia. Os demais itens são considerados para a questão do assédio vivido por Mévio.

Respostas

respondido por: sp201378
1

Resposta:

OS ITENS II , IV , III

Perguntas similares