• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ceciliamolina210
  • Perguntado 7 anos atrás

considerando os trechos apresentados, redija um texto de no minimo 20 linhas a respeito da importância da educação em sexualidade, na perspectiva da educação inclusiva.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

A importância da educação em sexualidade, na perspectiva da educação inclusiva, diz respeito a capacidade dos indivíduos aprenderem a respeitar as diferenças, como a opção e orientação sexuais.

Para que isso ocorra, é preciso que os educadores sejam capazes de implementar estas temáticas dentro das práticas pedagógicas, possibilitando uma formação baseada no respeito, tolerância e valorização de todas as diferenças.

respondido por: weberson122570
3

Resposta:

O tema da sexualidade ganhou grande amplitude na educação, manifestações sexuais continuam assustando os professores, sobretudo quando se trata de crianças com necessidades educacionais especiais, assim as manifestações da sexualidade da pessoa com deficiência intelectual são interpretadas como desvio de conduta, ao invés de serem percebidas como curiosidade e desejo de saber, notamos que as reações morais predominam sobre o debate e o esclarecimento sobre o tema, essas questões ligadas à sexualidade causam incômodo aos educadores, pois a suposta liberação sexual, cujas raízes tocam o discurso psicanalítico, parece não ter sido suficiente para provocar fluidez do tema no ambiente escolar, mas esse tema ainda é tabu e fruto de resistência por parte dos educadores.  

A educação inclusiva vem dos movimentos em favor dos Direitos Humanos e das reivindicações de igualdade de oportunidade educacional para todos, de um modo geral, os professores tendiam a explicar os problemas da sexualidade de forma discreta e observando os estereótipos acerca da pessoa com deficiência atuam e determina o teor da relação professor-aluno incluso, o aluno especial tem sido considerado a partir da ausência total ou parcial de suas capacidades psicológicas maturacionais, assim não favorecendo a investigação de novas práticas educativas que poderiam beneficiar outros alunos.

Os preconceitos tendem a estandardizar as relações, cristalizando-as em idéias e concepções prévias, as tendências narcísicas dos seres humanos e que ninguém está imune a eles. O narcisismo fixa imagens, como se tudo fosse imutável. Assim, os professores sentem dificuldade em lidar com o real que emerge nas relações com seus alunos, sobretudo no que tange à sexualidade.

Explicação:

Perguntas similares