Respostas
Olá!
A Guerra Fria (GF) foi um evento que aconteceu por décadas. A Guerra Fria foi um combate ideológico entre as duas grandes potências mundiais de meados do século XX, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Onde não houve combate físico mas sim uma série de corridas tecnológicas a fim de demonstrar a potência considerada superior.
O desenvolvimento da GF vem de alguns fatores: O fim da Segunda Guerra Mundial economicamente foi danoso a todos os participantes, porém, os combatentes ganhadores da guerra adquiriram um poder econômico tecnológico alto. A retomada da Alemanha nazista em 1944 foi feita por 2 fronts principais: os EUA, Inglaterra e França que vinham do oeste em direção a Berlim, e a URSS, que vinham do leste em direção também a Berlim. Quando houve a retomada da Alemanha, Houve a separação dos territórios para as potências ganhadoras. Com isso, se formou o que se chamou de "Cortina de Ferro": uma fronteira imaginária que separava o território tomada pela URSS e outro tomado pelos EUA e outros participantes.
Nisso, veio a disputa, a URSS e os EUA queriam demostrar hegemonia econômica do planeta implantando a ideologia que melhor economicamente os satisfizessem, os EUA procuravam implantar uma ideologia Capitalista e os URSS, Socialista. Daí, veio a tal da disputa não-armada, conhecida como GF.
Para não estender mais, essa "guerra" durou por mais ou menos 40 anos, onde os EUA e a URSS competiam sem parar. Como o sistema ideológico Soviético passou por várias crises de abastecimento e de administração, junto a conquistas sucessivas dos EUA em questão de tecnologia, fez o bloco Soviético cair, marcado pela queda do muro de Berlim e, consequentemente, da Hegemonia norte americana no sistema capitalista, que futuramente será empregado no mundo inteiro (com exceção de alguns países).
Eu não sei se expliquei muito bem mas espero ter lhe ajudado!