De acordo com o tamanho e a forma, os ossos são classificados em longos, curtos e irregulares. Escreva as características e exemplos para cada um
Respostas
Resposta:
Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares. Ex:o fêmur (o osso da coxa), o úmero (o osso do braço) e a tíbia (um dos ossos da perna).
Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões. São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé).
Já os ossos irregulares apresentam uma forma complexa, ou seja, possuem vários outros formatos em relação aos que já foram ditos aqui. Não corresponde a nenhuma forma geométrica conhecida. Exemplos marcantes são as vértebras, mandíbula e o osso temporal.
Resposta:
Ossos Longos: ossos que apresentam comprimento maior que a largura. Nesses tipo de osso, podemos perceber partes distintas: a diáfise e a epífise. A diáfise é a parte central do osso, e a epífise é a extremidade. Assim sendo, cada osso longo apresenta uma diáfise e duas epífises. Exemplo: tíbia e fêmur
Ossos Curtos: Ossos que possuem largura proporcional ao comprimento, não apresentando nenhuma dimensão sobressaindo ás demais. Exemplo: Ossos do tarso e ossos do carpo.
Ossos Planos: São ossos que possuem largura e com maior que a espessura, apresentando a aparência de uma lâmina. Exemplo: Ossos do crânio e esterno.
Ossos Irregulares: São ossos que não se encaixam nas demais classificações, não apresentando um formato muito definido. Exemplo: vértebras e mandíbula.
ESPERO TER AJUDADO
Explicação: