a expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a áfrica e a ásia foi denominado neocolonialismo. sobre o resultado da junção desses dois fenômenos - o imperialismo e o colonialismo - na áfrica e na ásia, assinale a seguir a alternativa correta
a) através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que era o modelo de cultura e civilização, a ser imitado em todo mundo.
b) a segunda revolução industrial, o capitalismo monopolista e os ideias de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos estados unidos,no final do século XIX.
c) os maiores beneficiários de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na ásia e áfrica foi a classe operária europeia, em fase do pleno emprego da indústria.
d) o imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso tecnológico.
Respostas
A alternativa correta é a d) o imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso tecnológico.
Dentro os países, a Inglaterra foi o país que teve maior beneficio financeiro quanto as políticas relacionadas ao imperialismo que aconteceu no século XIX.
Esse beneficio acarretou em um desenvolvimento econômico que tornou possível que o país pudesse se tornar uma potência militar do mundo.
A população da Inglaterra considerada seus modelos ideias de civilização que servia como modelo para outros lugares.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Letra a)
Explicação:
Ao contrário do que pode-se pensar a África não estava atrasada, somente vivendo na sua própria cultura. Nós pensamos que ela estava atrasada justamente por essa construção de modelo de que o modo certo de se viver, o modo "civilizado" era o europeu, o que não é verdade.