5)
Em 13 de maio de 1888 a então princesa regente Isabel assinou a lei áurea, um curto decreto que instituía o fim do cativeiro formal no país. Milhares de pessoas passavam assim, da noite para o dia a não mais serem propriedade de outrem, deixavam juridicamente de objetos a cidadãos.
Sobre o contexto da abolição da escravatura, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Brasil e Cuba foram os últimos países nas Américas a abolir o trabalho escravo.
( ) Figuras como Luiz Gama, Antônio Bento e José do Patrocínio, contribuíram para o final da escravidão.
( ) Os senhores negociaram o final da escravidão, ainda que de maneira velada.
( ) As altas taxas de alforria na década de 1880 revela um desejo senhorial de abdicar do trabalho escravo pelo assalariado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
F-F-V-V;
b)
V-V-F-F;
c)
V-V-V-F;
d)
F-F-F-V;
e)
V-F-V-F.
Respostas
respondido por:
9
Analisando as alternativas:
a) Verdadeira. O Brasil Aboliu a escravidão em 13 de maio de 1888 e Cuba em 14 de dezembro de 1879. Portanto o último foi o Brasil, 9 anos depois de Cuba.
b) Verdadeira. Luiz Gama, Antonio Bento, José do Patrocínio, André Rebouças, Raul Pompéia e Joaquim Nabuco, foram os principais defensores da Abolição dos Escravos.
c) Verdadeira. Os negros foram libertados mas não foram integrados ao trabalho assalariado resultando na desagregação social atual. A discriminação, o preconceito e a marginalização velada persiste até os dias atuais.
d) Falsa. As altas taxas cobradas para obtenção da carta de alforria mostra que os senhores relutaram em libertar os escravos que não tinham dinheiro para pagá-las.
ALTERNATIVA C
samuelmedeirosdossan:
puxa...eu tinha marcado essa mas mudei, o livro didático é muito escasso de informações (só fala de dois abolicionistas) e eu tive que pesquisar e deduzir por fora essa premissa e outras. Muito obrigado, como ficou claro com sua explicação.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás