Avaliando o entendimento de Anísio Teixeira, sobre o processo educacional das décadas de 20 e 30
Respostas
Resposta:RESUMO: O objetivo do artigo é realizar uma reflexão sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira (1900-1971), na comemoração do seu centenário de nascimento, destacando momentos decisivos da sua biografia, suas motivações como educador, aspectos da sua apropriação de John Dewey e a atualidade das suas concepções para pensar a educação brasileira contemporânea.
Explicação:
Os homens se amparam no coração de outros homens, sobretudo quando silenciados, perseguidos, acusados injustamente. Incompreendidos. Realçar a contribuição de Anísio Teixeira para a educação brasileira é, de certa forma, prestar uma homenagem não apenas a este grande educador, que pagou um alto preço pela defesa concreta e intransigente de que a educação não é privilégio, mas também tratar a educação do ângulo que mais a dignifica: o do direito social e da democratização de um ensino de qualidade, o da pesquisa qualificada e comprometida com os problemas sociais, o da organização de homens e instituições a serviço da reinvenção da ciência, da cultura e da política, da própria sociedade brasileira. Lembrar Anísio Teixeira, no seu centenário de nascimento, é chamar a atenção para o fato de que os homens capazes de manter o desejo pela educação por toda uma vida, como ele o fez, apesar das rupturas que lhe foram impostas pelas conjunturas políticas de 1935 e 1964, são imprescindíveis e, hoje, cada vez mais raros. No dia 12 de julho, se Anísio Teixeira estivesse vivo, completaria 100 anos. No entanto, vivo na nossa memória, o seu devotamento incondicional à democracia e à educação para a democracia, traduzido em livros, artigos, relatórios, cartas e, sobretudo, em uma excepcional obra de administração pública, ainda se manifesta à frente do nosso tempo.
Quem foi esse homem? O que o motivou? Quem foi o seu grande educador? Que lições aprendemos com o inventário da sua obra? Como se expressa o vigor e a atualidade do seu pensamento para pensar a educação brasileira na atualidade? Essas são as questões que me mobilizam e se apresentam como um convite à reflexão de todos nós.