Ayn Rand (1905-1982). escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa, conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e por seus romances. Rand defendeu a razão como o único meio de adquirir conhecimento e rejeitou a fé e a religião. É considerada a principal expoente moderna do egoísmo ético universal (que ela chamou de egoísmo ético racional). Sobre as teses de Ayn Rand sobre o egoísmo ético racional, assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
As alternativas são:
a) Afirmou que os interesses próprios dos seres humanos racionais, em virtude de serem racionais conflitam diretamente com crenças e com a expressão irracional da fé.
b) Afirmou que os interesses próprios dos seres humanos racionais, em virtude de serem racionais, nunca entrarão em conflito.
c) Afirmou que os interesses próprios dos seres humanos racionais, em virtude de serem racionais, sempre entrarão em conflito.
d) Afirmou que os interesses próprios dos seres humanos racionais, em virtude de serem racionais, sempre são cientificamente comprovados.
É correta a alternativa B.
Para Ayn Rand o princípio da moralidade era o autointeresse, de modo que uma comunidade seria tão mais moral quanto mais os seus agentes estivessem preocupados com atender às suas próprias necessidades, que derivariam de uma compreensão racional do que seria o "papel" do homem no mundo.
Estes interesses, racionalmente estabelecidos, nunca entrariam em contato uns com os outros, pois seriam propostos por um mesmo conjunto harmônico de princípios, de modo que este modelo ético, segundo Rand, superaria os conflitos constantes da política.