1. "A História da China se caracteriza por uma confusão incrível
de dinastias que surgem e desaparecem da noite para o dia
[...], de revoltas, traições, invasões de bárbaros e toda a sorte
de convulsões internas e externas. Tantas mudanças incitaram
desde cedo os intelectuais chineses a firmarem no papel a
história de sua agitada nação”. (GONÇALVES, 1964, p. 321)
A citação de Ricardo Gonçalves versa sobre a relação entre
o cenário político chinês e a emergência da história escrita
naquele território. A respeito desta ligação, é correto afirmar:
a) A intensidade dos conflitos dinásticos na China Antiga
retardou o surgimento da história escrita.
b) A intensidade dos conflitos dinásticos na China Antiga
acelerou o surgimento da história escrita.
c) A ausência de conflitos dinásticos na China Antiga
retardou o surgimento da história escrita.
d) A ausência de conflitos dinásticos na China Antiga
acelerou o surgimento da história escrita.
U2 - Crescente fértil e Extremo Oriente entre as Idades do Bronze e do Ferro 87
e) A intensidade dos conflitos dinásticos na China Antiga
não tem relação com o surgimento da história escrita.
2. “Antes da aparição do Budismo, a Índia era um país sem
historiografia, sem historiadores, sem cronologia. Com sua
sociedade [...] encerrada dentro de castas intransponíveis,
via reis sucederem-se a reis, cidades nascerem, crescerem e
morrerem sem que alguém se lembrasse de lhes escrever a
história”. (GONÇALVES, 1964, p. 319)
A citação de Ricardo Gonçalves versa sobre a relação entre
o cenário político indiano e a emergência da história escrita
naquele território. A respeito desta ligação, é correto afirmar:
a) A organização social dos períodos mais recuados da Índia
retardou o desenvolvimento da história escrita naquele
território.
b) A organização social dos períodos mais recuados da Índia
acelerou o desenvolvimento da história escrita naquele
território.
c) A organização social dos períodos mais recuados da Índia
não tem relação com desenvolvimento da história escrita
naquele território.
d) Por possuir uma organização social muito rígida, a Índia
rapidamente desenvolveu o interesse pela história.
e) O sistema de castas da Índia Antiga favoreceu sobremodo
a aparição de historiadores naquele território.
3. “Instituição autorizada a lidar com o Oriente – fazendo e
corroborando afirmações a seu respeito, descrevendo-o,
ensinando-o, colonizando-o, governando-o”. (SAID, 2007, p.
29)
A citação de Edward Said é sua definição do conceito de
“Orientalismo”, a respeito do qual é correto afirmar:
a) Segundo Said, o orientalismo é a prática dos ocidentais
olharem para os orientais e enxergá-los como próximos.
b) Segundo Said, o orientalismo é a prática dos orientais
olharem para os ocidentais e enxergá-los como próximos.
c) Segundo Said, o orientalismo é a prática dos ocidentais
88 U2 - Crescente fértil e Extremo Oriente entre as Idades do Bronze e do Ferro
olharem para os orientais com estranheza e superioridade,
tentando controlá-los e domesticá-los.
d) Segundo Said, o orientalismo é a prática dos orientais de
olharem para os ocidentais com estranheza e superioridade,
tentando controlá-los e domesticá-los.
e) Segundo Said, o orientalismo é a prática de analisar e estudar
os orientais sem externar juízos de valor sobre eles
Respostas
1. Sobre a relação entre o cenário político chinês e a emergência da história escrita:
b) A intensidade dos conflitos dinásticos na China Antiga acelerou o surgimento da história escrita.
As muitas mudanças ocorridas na China, incitaram desde cedo os intelectuais chineses a firmarem no papel a história de sua agitada nação.
2) Sobre a relação entre o cenário político indiano e a emergência da história escrita naquele território:
a) A organização social dos períodos mais recuados da Índia retardou o desenvolvimento da história escrita naquele território.
Poucas eram as mudanças que ocorriam na Índia antes do Budismo, pois era uma sociedade dirigida por brâmanes. Não havendo mudanças bruscas, não se cogitava de relatar fatos notáveis nem de marcar suas datas.
3. conceito de “Orientalismo" por Edward Said:
c) Segundo Said, o orientalismo é a prática dos ocidentais olharem para os orientais com estranheza e superioridade, tentando controlá-los e domesticá-los.
Para Edward Said, a visão de um Oriente misterioso e prodigioso, foi inventada pelo Ocidente colonizador, para legitimar a identidade ocidental em seus interesses colonialistas.
Bons estudos!