Em seus estudos sobre as sociedades primitivas, Maus (2008) destaca uma lógica particular de trocas que se perdeu na modernidade: a dádiva. Podemos sintetizar esta lógica sob três aspectos: dar, receber e contribuir. Avalie as sentenças sobre a dádiva: I – Na dinâmica social, dar algo sem que a pessoa que recebe quite o ato mediante dinheiro, permite criar um ciclo virtuoso de retribuições que reforçam a convivialidade e a solidariedade. II – Quando uma pessoa receba uma dádiva, ela fica imediatamente obrigada a retribuir algo que seja no mínimo de valor equivalente. III – Ao receber algo, uma dádiva, a mensagem que ali está contida é de solidariedade, e isso gera uma oportunidade para retribuir sob a mesma generosidade. Assinale a alternativa que apresenta as respostas corretas: A a) I e II B b) I e III C c) II e III D d) Apenas a III E e) I, II e III
Respostas
A alternativa b está correta. I e III.
A comunicação é assim como a cultura, algo dinâmico.
Partindo deste ponto, fica claro notar que a configuração do mundo como vemos hoje, parte das trocas e das linguagens que geram o estado reflexão e ação dos grupos.
Por isso, pensar em comunicação, é interagir com os diferentes aspectos do espaço que vivemos, como a cultural, a economia, a sociedade e a estrutura de cada povo, variando conforme o contato é feito, nunca se mantendo em um ponto só.
Dois tipos interessantes de comunicação nessa linguagem são utilizados, e, colocados em prática de forma diferente, como:
As comunidades surdas não apoiam as escolas monolíngues, o estudo bilíngue se faz crucial na sociedade que vivemos atualmente.
Resposta:
resposta correta é a letra D
Explicação:
É a ausência de quitação da obrigação por parte de quem recebe que permite a lógica virtuosa de retribuição da dádiva. Quem recebe não fica obrigado(a) a retribuir algo de valor superior, apenas convidado(a) a retribuir o gesto sob forma de solidariedade e agradecimento