Acerca do currículo, na perspectiva de Michael Apple, Gandin afirma:
O senso comum é formado (mas não de forma exclusiva) por ideologias hegemônicas, pois as classes (ou a raça, gênero) dominantes são capazes de apresentar sua visão de mundo como a forma "natural" de entender e operar na sociedade. Um discurso se torna hegemônico porque ele consegue ancorar-se em entendimentos já presentes no senso comum e mobilizá-los, de modo que esta seja a única forma de ver e viver no mundo social. Apple nos ajuda a entender que este é um processo em contínuo movimento, no qual os grupos dominantes precisam lutar para manter a liderança da sociedade. (Fonte: GANDIN, Luis Armando. Michael Apple: a educação sob a ótica da análise relacional. In: REGO, T. C. (org.). Currículo e política educacional. Vozes: São Paulo, 2011. p. 34).
Considerando o fragmento apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A ideologia hegemônica produz um discurso dominante que ganha o status de verdadeiro, porém isso não é permanente, pois há que se lutar cotidianamente para garantir que um discurso se mantenha como o legítimo e dominante.
II. Os ideais das classes dominantes são, de fato, de maior relevância, pois nele está todo o conhecimento acumulado historicamente pela humanidade.
III. Um discurso hegemônico é capaz de se manter sem a interferência de demais elementos.
IV. Um discurso torna-se hegemônico porque consegue instaurar-se e ser visto como natural, como se fosse a única realidade possível.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
Respostas
I e IV, apenas.
O discurso hegemônico que envolve as abordagens curriculares, para que se mantenha como inflexível, deve ser mantido pela sociedade, principalmente através do senso comum.
Todavia, é preciso que os educadores reconheçam a importância de conscientizar e valorizar as diferenças, refutando o discurso hegemônico, e discutindo sobre a cultura diversificada, através de temáticas transversais.
Resposta:
I e IV apenas
Explicação:
I- A ideologia hegemônica produz um discurso dominante que ganha o status de verdadeiro, porém isso não é permanente, pois há que se lutar cotidianamente para garantir que um discurso se mantenha como o legítimo e dominante.
IV -Um discurso torna-se hegemônico porque consegue instaurar-se e ser visto como natural, como se fosse a única realidade possível.
Fiz e acertei