Faça um comentário, indicando algumas características, que leva algumas pessoas a entenderem que os direitos humanos " não passa de direitos de bandidos".
Respostas
Ao nos depararmos com a expressão “Direitos humanos é só para proteger bandido” proferida pela sociedade em geral, exteriorizando assim revolta e a mágoa contra aqueles que trabalham na defesa e promoção dos direitos humanos, nos causa estranheza e perplexidade. Nos faz pensar, porque este tema, tão importante para a paz social, é encarado de forma distorcida e preconceituosa.
O tema Direitos Humanos é ainda envolto em um manto nebuloso de teorias e de conjecturas utópicas, sem nenhum conteúdo prático para o trabalho do policial, principalmente porque este não percebe a dimensão pedagógica da profissão, na construção de uma sociedade democrática, restringindo-se a encarar sua atividade, como a de um “caçador de bandidos” e “ lixeiro da sociedade”, como, aliás, a maioria da sociedade assim o tem.
Porém, faz-se necessário esclarecer outra parte do discurso da influência dos Direitos Humanos, seja na discussão sobre o racismo, na proteção contra a violência policial, contra o desrespeito à mulher e muito mais.
Principalmente em um país como o nosso, repleto de disparidades sociais e desrespeito aos mais pobres, não se pode reprovar a elaboração de instrumentos formais que regulem a vida em sociedade, não podemos simplesmente enfatizar a penalização, sem cobrar do Estado, políticas de inclusão, permeadas de solidariedade.
Bons estudos!