Respostas
Explicação:
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS CONECTORES?
Conector é uma designação genérica para as palavras ou locuções que servem para ligar ideias ou orações, permitindo construir frases complexas. Embora a conjunção seja a classe de palavras mais representativa desta função, também os pronomes, as preposições, os advérbios e até os verbos, para além da própria pontuação, servem para ligar orações.
Conjunções:
Rómulo de Carvalho é, ainda hoje, um conhecido poeta, professor e historiador, mas é pouco divulgada a sua faceta de pedagogo, embora sejam de grande interesse e enorme actualidade a maior parte dos seus diversos textos pedagógicos.
Pronomes relativos:
A facilidade das comunicações, que nos permite ter notícia, até simultânea, dos acontecimentos que se estão a passar em qualquer lugar do globo, tornam-nos comparsas de um espectáculo enervante no qual as múltiplas crises nos tocam, alarmam e deprimem. (adap. de Rómulo de Carvalho, “O estado actual do ensino da Física”).
Preposições:
Era um homem preocupado e atento às dificuldades sentidas pelos estagiários e professores, com perfeita consciência de que o Estado não cumpria a sua parte na eficaz organização e planificação do ensino, de acordo com as necessidades que eram sentidas por alunos e professores.
Advérbios:
Não estava satisfeito com a situação no país, talvez até tivesse contemplado a ideia de sair de Portugal, possivelmente leccionar em Inglaterra, entretanto o palco, por excelência, da aplicação de novos programas e novos métodos no ensino liceal.
Verbos (no gerúndio, particípio e infinitivo):
O professor terá sido um excelente examinador oficial, a avaliar pelos seus rigorosos critérios e grau de exigência, tendo sido o principal examinador estatal em Lisboa durante uma década, apreciados que eram os seus métodos de avaliação do desempenho de estagiários no ensino liceal.
Resposta:
Servem para associar as palavras ou ideias e estabelecer ligações entre elas.
Explicação:
Por exemplo:
Adversativo: (aqueles que trazem oposição) mas, porém, todavia, senão…
Alternativo: ou, ora, já, que…
Conclusivo: logo, portanto, por conseguinte…
Explicativo: que, porque…
Dúvida: talvez, quiçá, quem sabe…
Hipótese: se, caso, eventualmente…
Comparação: como, da mesma maneira, da mesma forma…
O uso correcto de conectores permite uma maior coesão textual e envolve uma compreensão facilitada da globalidade do texto.