Na química ambiental, particularmente no controle da ocorrência da chuva ácida, têm particular importância as reações entre os gases monóxido de nitrogênio, NO(g), e oxigênio, O2(g), para originar o dióxido de nitrogênio, NO2(g), o qual se combina com a água e forma o ácido nítrico, HNO3(aq), segundo as reações assim equacionadas:
1. 2 NO(g)+ 1 O2(g) ↔ 2 NO2(g) + 27 kcal
2. 3 NO2(g)+ 1 H2O (l) ↔ 2 HNO3 (aq) + 1 NO (g)
O que ocorre com o deslocamento de equilíbrio das reações quando:
a) Se aumenta a temperatura;
b) Quando todo o oxigênio é consumido na reação;
c) Se adiciona água à solução.
d) Quando aumenta a pressão do sistema que envolve a reação
Respostas
Tendo em mente que para que seja diminuída a formação de ácido nítrico, as concentrações dos reagentes devem ser diminuídas.
Vamos aos dados/resoluções:
Vamos falar um pouco de cada situação hipotética e chegarmos no resultado, logo;
a) A reação direta é endotérmica, porque ΔH > 0, ou seja, absorve energia, diminuindo a temperatura do ambiente. Se aumentarmos a temperatura, então logo o sistema agirá em função de novamente diminuí-la, para que seja novamente alcançado o equilíbrio! O que acontecerá, então? A reação endotérmica será privilegiada, pois esta absorverá o calor excessivo. Portanto, mais dióxido de nitrogênio será formado, o que torna esta opção inviável.
b) Ao ser diminuída a pressão, o equilíbrio será deslocado para os produtos com maior número de moles gasosos, e isso acontece para que a situação volte a ficar em equilíbrio.
c) A injeção de H20 provocará um desequilíbrio no sistema, pois de acordo com Le Charltelie, o sistema funcionará em função de acabar com essa modificação, portanto o oxigênio gasoso será consumido mais rapidamente, formando mais dióxido de nitrogênio, logo, mais ácido nítrico.
d) Irá acontecer o contrário, aumentando-se a pressão, a reação direta será favorecida, pois será tentado diminuir o número de moles de gases, para que se normalize a situação.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)