• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Sabemos hoje que a política faz parte das nossas vidas. Aristóteles afirmava que "o homem é por natureza um animal político".
Com a afirmação o filósofo pretendia ensinar que:
obs: eu queria saber o porquê das alternativas estar correta e outra incorreta

a. ( ) o ser humano necessita das instâncias políticas para sobreviver em segurança.
b. ( ) o ser humano tem necessidade de viver com os seus semelhantes.​

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
324

a. ( ) o ser humano necessita das instâncias políticas para sobreviver em segurança.  Falsa. O ser humano não necessita de instâncias políticas para sobreviver, mas apenas de organização para que isso aconteça. Dessa forma, a política é sim necessária e inerente ao homem, mas não é a única forma de que o mesmo tem de viver em segurança.

b. ( ) o ser humano tem necessidade de viver com os seus semelhantes.​ Verdadeira. O homem não nasceu para viver sozinho, ele precisa de seus semelhantes para que sobrevive e encontre a felicidade, por isso, ele aprende a ser um animal político.

respondido por: larissamagrani
7

O ser humano é um ser social, porque, segundo Aristóteles, ele, em sua essência e sua excelência, está propenso a viver na pólis de modo coletivo (B).

O ser social pressupõe, portanto, a uma vivência coletiva. O ser humano social é aquele que interage consigo e com os outros na esfera social.

O ser humano é individual e social ao mesmo tempo. Ele se relaciona consigo mesmo por meio da sua liberdade, seus sonhos, sua autoconsciência, mas se vê ambientado em um espaço de convivência e necessidade de interação com as demais pessoas.

Desse modo, ele lida e interage com a sua família, seus amigos, com instituições socais (igrejas, escolas, hospitais) e se reconhece em um ambiente plural embora ele seja um sujeito singular.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20763239

Anexos:
Perguntas similares