Respostas
Resposta:
“Fazer o bem sem olhar a quem”: essa é a proposta de trabalho das cooperativas. Ainda pouco conhecido, o cooperativismo pode ser um meio eficaz para beneficiar a sociedade em relação à coletividade e ao meio ambiente. Diante disso, percebe-se que o objetivo maior não é o movimento do capital, mas o bem-estar de todos, com a junção do social para transformar o mundo em um lugar melhor, mais saudável, confortável, protocooperativo e humano.
Para Karl Marx, pensador alemão do século 19, que difundiu ao mundo diversas ideias socialistas, o cooperativismo entre os cidadãos é uma das maiores formas de desenvolver a sociedade. No entanto, no Brasil, ele é encontrado em poucos números de cooperativas, assim como a divulgação nas mídias sociais não é priorizada. Com isso, percebemos que boas atitudes ainda não recebem o devido valor, o que dificulta a ampliação desse trabalho e um maior resultado de sua ação. Este que é muito positivo, principalmente para um país em crise.
Faz-se necessário, dessa forma, que bons exemplos sejam divulgados para que mais pessoas sejam motivadas a participar e contribuir para a melhora, seja de uma comunidade, seja de alguma agricultura, por exemplo, pois agir é um dos passos mais importantes para que a transformação comece a acontecer, porque a maioria dos indivíduos apenas dizem ter vontade de fazer algo positivo.