• Matéria: Filosofia
  • Autor: valdinaramorais10
  • Perguntado 7 anos atrás

A educação dará aos jovens a possibilidade de assimilar rapidamente na pratica todos
de produção e lhes permitirá passar
sucessivamente de um ramo de produção a outro, segundo as necessidades da sociedade sua
próprias inclinações. Por conseguinte, a educação nos libertará desse caráter unilateral que a di
atual do trabalho impõe a cada individuo. Assim, a sociedade dará aos seus membros posiad
de empregar em todos os aspectos suas faculdades desenvolvidas universalmente. Dissert a
perspectiva de Marx sobre a educação.​

Respostas

respondido por: viniciusrm19
20

A perspectiva de Marx sobre a educação diz respeito a capacidade dos indivíduos em se tornarem conscientes, principalmente no que tange às relações de poder e desigualdes sociais.

A partir de uma perspectiva crítico-social, os indivíduos tornam-se capazes de promover o desenvolvimento crítico e reflexivo sobre estas temáticas, possibilitando uma formação que busque uma maior igualdade e luta por uma sociedade mais justa.

respondido por: fidelolivier27
6

Resposta:

O sistema educacional imaginado por Marx se caracteriza pela criação de escolas em tempo integral, divididas em dois períodos, que possibilitaria combinar, na formação da criança, educação escolar e trabalho na fábrica. No primeiro período, a criança aprenderia questões pedagógicas (línguas, matemática, ciência, literatura etc.) e, no outro, desenvolveria a concepção de produção: como funciona o processo produtivo, quais os instrumentos utilizados, como planejar e executar. Podemos perceber que dentro desse "sistema educacional" não existe a separação entre trabalho manual e intelectual, ou seja, o trabalho explorado, onde um grupo de pessoas manda e outro obedece, diferenciando os homens. Dentro desse contexto, percebemos que Marx propõe uma sociedade livre das condições de contradição, das classes sociais e da exploração do trabalho. É dentro desse sentido que a educação é vista como fator de transformação social e ponto central para a construção das novas condições de vida humana. Vale ressaltar que seu pensamento é extremamente importante para uma leitura crítica da sociedade capitalista dos dias de hoje.

Perguntas similares