Respostas
A Guerra do Iraque ou Operação Liberdade do Iraque, como ficou conhecida oficialmente, foi uma operação militar que perdurou por 21 dias.
O conflito teve início dia 20 de Março de 2003, quando a coalizão militar multinacional encabeçada pelos Estados Unidos e Inglaterra, amparadas por contingentes da Austrália, Dinamarca e Polônia, invadiram o Iraque.Seu término foi somente em 15 de dezembro de 2011, com a saída das ultimas tropas estadunidenses.
Com a derrota de suas forças, Saddam Hussein (1937-2006) foge. Por fim, ele foi capturado pelas forças da coalizão e processado por crimes contra a humanidade e condenado à pena de morte.
As forças de ocupação buscaram iniciar os processos democráticos para consolidar um governo sob a égide do Ocidente.
Contudo, não impediram a guerra civil entre iraquianos xiitas e sunitas, muito menos as operações da Al-Qaeda naquele país.
Motivos da Guerra do Iraque:
A principal alegação dos invasores foi que o regime de Saddam Hussein estava desenvolvendo armas químicas e biológicas para serem fornecidas a terroristas inimigos dos EUA.
A inteligência norte americana (CIA) afirmava haver indicações claras da ligação entre o regime do ditador iraquiano e a Al-Qaeda.
Em fevereiro de 2003, os inspetores da ONU vasculharam o Iraque e concluíram que não havia nenhum indício da presença ou produção de armas de destruição em massa em território iraquiano.