Durante um longo período de tempo, a economia keynesiana foi a teoria dominante entre os economistas, inclusive Keynes foi um dos mais influentes no acordo de Bretton Woods. O encontro de Bretton Woods foi um marco que redesenhou o funcionamento do capitalismo. Com o fim de Bretton Woods, autores como Hayek e Friedman, seguidores de uma tradição clássica, passaram a ganhar mais peso nos debates econômicos. Fonte: BELLUZZO, Luiz Gonzaga de Mello. O declínio de Bretton Woods e a emergência dos mercados “globalizados”. Economia e Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 5 ago. 2019. Sobre o pensamento de Hayek, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) Critica o processo de maior atuação do Estado. II. ( ) Critica a consolidação do Estado de bem-estar social. III. ( ) A economia devia ser guiada através da livre força dos mercados (espontaneamente). IV. ( ) Contrário à centralização em decorrência da retirada de liberdade dos agentes econômicos e do próprio mercado.

Respostas

respondido por: barbarafonseca12
9

Resposta: V V V V

Explicação:

Desde a consolidação do pensamento Keynesiananas economias globais, existiram críticas sobre oprocesso de maior atuação do Estado por partes dealguns autores, como é o caso de Friedrich Augustvon Hayek (1899-1992). Ainda na década de 1940,Hayek apresentava críticas à consolidação do Estadode bem-estar social promovido por meio depolíticas Keynesianas.

Como explicam Gennari e Oliveira (2009), Hayekentendia que a economia devia ser guiada por meioda livre força dos mercados (espontaneamente),sem que existisse um planejamento centralizadopelo Estado (seja no Estado de bem-estar social ouno socialismo). Hayek era contrário à centralizaçãoem decorrência da retirada de liberdade dosagentes econômicos e do próprio mercado, poisessa centralização seria o caminho para ototalitarismo e suas vertentes.

Perguntas similares