18. o que é a perfectibilidade humana e que papel ela teve no surgimento da vida social?
19. segundo Kant:
▪︎ O juízo sintético a posteriori não expressa um conhecimento necessário e universal, e o juízo sintético a priori sim.
▪︎ O juízo analítico conduz a conhecimentos novos.
_ Essas afirmações estão corretas? Por quê? Crie exemplos de juízos que justifiquem suas respostas.
20. Não podemos conhecer o ser em si, apenas o ser para nós. Justifique essa afirmação.
21. em que sentido a revolução causada por Kant no âmbito da filosofia pode ser comparada à causada por Copérnico na astronomia?
22. Progresso como mito com o desenvolvimento da revolução Industrial e o sucesso da ciência, surgiu nas sociedades europeias o “mito do progresso”. reflita sobre esse tema individualmente e depois com colegas, considerando as seguintes questões:
a) o que é o progresso?
b) No mundo de hoje, você entende que o progresso é um mito? em que sentido? Por quê?
c) a humanidade tem progredido? em que termos?
23. Valores democráticos dos valores destacados no texto que marcaram o Iluminismo, quais, em sua opinião, são os mais necessários para uma sociedade democrática? Justifique, dê exemplos e apresente-os a seus colegas.
24. sintetize algumas características sociais, políticas e econômicas que marcaram o século XIX e que tiveram repercussão no pensamento filosófico desse período.
Respostas
Resposta:
18) A perfectibilidade é a característica de tudo aquilo que pode ser melhorado, sendo uma das características dos seres humanos, enquanto espécie, poderem agir sobre o meio natural (e sobre si mesmos) para tornar a vida mais adequada às suas necessidades.
Ela se relaciona com o surgimento da vida social como um dos seus ingredientes básicos: a perfectibilidade permitiu que os homens se unissem para "domar" a natureza e que se adaptassem às necessidades uns dos outros, sem que entrassem em conflito constante pela disputa de recursos e território, como o fazem, por exemplo, os animais, que não são tão perfectíveis como os seres humanos e, portanto, menos adaptáveis.
19)A- está correto, porque o juízo sintético a posteriori origina-se e depende da experiência: portanto, não é universal nem necessário (exemplo: a mesa é redonda); já o juízo sintético a priori depende apenas de uma operação lógica e é verdadeiro sempre, sendo, portanto, necessário e universal.
B - está incorreto, porque o juízo analítico é um juízo em que o predicado já está contido no sujeito, ou seja, é um juízo que serve apenas para aclarar ou recordar algo que já se sabe, razão pela qual não conduz a conhecimentos novos (exemplo: o triângulo tem três lados; o ser humano é mortal).
20) O ser em si é quem realmente você é, o que pensa, seus desejos, fetiches, medos e malignidades, entretanto não demonstramos essa parte de nós. Assim somos somente o que as pessoas ao redor aceitam, e portanto não conhecemos a totalidade do nosso ser.
21)A revolução causada pelo pensamento de Kant se compara aquela promovida pelas ideias de Copérnico na medida em que mudaram o próprio modo como concebíamos coisas que até então pareciam óbvias.
Copérnico defendeu a ideia de que era a Terra que girava ao redor do Sol, e não o contrário, o que modificou o modo como pensávamos sobre nós mesmos (não mais como o centro do universo) e o modo como explicávamos o funcionamento do universo. Já Kant propôs que concebíamos as coisas não como eram em si mesmas, mas como se apresentavam para nós, retirando a busca pelos critérios de verdade de uma suposta observação objetiva e passando a procurá-los "dentro" de nós mesmos, nas formas de entendimento humano, modificando fundamentalmente a relação entre nós e coisas.
22) A) progresso é desenvolvimento, crescimento.
B) o mundo hoje tem crescido em várias áreas, porém está se tornando um processo antagônico, ao mesmo tempo que cresce em uma área, atrapalha outra; EX: É O CAPITALISMO, COMEÇOU LÁ NA ÉPOCA DO SISTEMA FEUDAL, E HOJE É CONSIDERADO CAPITALISMO SELVAGEM, ONDE TUDO VIROU CONSUMISMO.
C) com o grande desenvolvimento do capitalismo, que isto foi bom para a sociedade hoje usufruímos dos confortos que vieram através do capitalismo, mas também tem o lado ruim...
EX: O CONSUMISMO EXAGERADO GERA MUITO LIXO A PONTO DE NÃO TER LUGARES ADEQUADOS PARA COMPORTAR, LOGO ACABA PREJUDICANDO O MEIO AMBIENTE.
23) Desses (liberdade, igualdade e fraternidade) o que jamais pode faltar numa democracia é a liberdade pessoal, porque dela vem a dignidade da pessoa humana. Já que igualdade jurídica e tolerância parece que só existem na constituição. Além também da propriedade privada que exije esforço e trabalho para que as pessoas acumulem bens.
24) A Revolução industrial e os estudos da sociologia onde a principal delas é a desigualdade e a luta de classes.
Deste modo, notamos que Marx refletiu sobre a organização da sociedade onde a minoria é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado.
Por isso, a definição de Marx quanto as divisões de classe, colaboram sobre a compreensão do capitalismo, e, principalmente quando levamos em consideração os aspectos da cultura pós moderna que vivemos, já introduzida na globalização.
Mesmo sendo só uma coletânia de respostas existentes, Espero ter ajudado!