Uma pessoa adulta respira, diariamente,cerca de 25 mil vezes, quantidade suficiente para conduzir os pulmões de um pouco mais de 10.000 litros de ar. Desse total passam dos alvéolos para o sangue cerca de 500 litros de gás oxigênio. Quantidades semelhantes de gás carbônico passa em sentido, inverso isto é, no sangue para os alvéolos.
A) o que acontece com o gás oxigênio que passa para o sangue?
B) qual é a origem do gás carbônico contido no sangue?
Respostas
A):O oxigênio é um gás indispensável ao organismo e a propensão da vida. O oxigênio entra em contato com o nosso sangue através do aparelho respiratório, e daí começam a ocorrer trocas entre o sangue e o ar inspirado. Dessa forma, o ar cede oxigênio ao sangue. O oxigênio então começa a circular por entre as células, permitindo o desenvolvimento de vários processos que mantem o funcionamento do organismo, a queima da glicose por exemplo, que no final gera energia, água e CO2.
B):Esse gás carbônico fica preso nas células do sangue, que voltam para os pulmões para que haja a troca deste gás por mais oxigênio. E assim, começa novamente o ciclo. Ou seja, o gás carbônico presente no sangue (venoso), é originado das reações que há em cada célula por quebra de glicose, etc.
Espero ter conseguido te ajudar pelo menos um pouquinho, bons estudos!!