As organizações surgem por meio da participação e cooperação entre as pessoas, tornando-se sistemas sociais e, somente existindo quando ocorrem as seguintes condições: maior interação entre as pessoas, desejo e disposição para cooperação e finalidade de alcançar um objetivo comum. A função do administrador é criar e manter as condições para incentivar seu engajamento e esforços cooperativos. Essa tarefa complexa é conhecida por motivação (CHIAVENATO, 2010).

Em relação as teorias da motivação, vários autores abordam o tema sob diversas óticas diferentes. Dentre as diversas teorias, faça uma comparação entre a Teoria dos dois fatores de Herzberg e a hierarquia das necessidades de Maslow.

Respostas

respondido por: winederrn
0

Teoria dos dois fatores

  • fatores higiênicos (que não são controláveis pelo colaborador) - no ambiente organizacional, fazem referências às necessidades mais básicas dos colaboradores. Na prática, estes fatores podem ser representados por: segurança salarial (pagamentos em dia) e plano de carreira a ser seguido.
  • fatores motivacionais (que podem ser controlados pelo indivíduo) - assim como acontece na fase de Autorrealização da Pirâmide de Maslow, os fatores motivacionais da Teoria dos Dois Fatores fazem referências às necessidades de reconhecimento profissional (realização)e autoestima.

Hierarquia das Necessidades de Maslow

  • Necessidades fisiológicas básicas - são aquelas presentes em nosso dia a dia. Exemplos: necessidade de comer, de dormir, de ter um abrigo.
  • Necessidades de segurança - na questões financeiras, físicas e emocionais.
  • Necessidades sociais - de se relacionar com outras pessoas e grupos.
  • Necessidades de autoestima - de ser aceito na empresa, ou seja, ser reconhecido pelo trabalho realizado.
  • Necessidades de auto-realização - fazem referência ao alcance de um objetivo esperado na carreira ou  vida pessoal (ser feliz).

Espero ter ajudado. :)

Perguntas similares