A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. ‘Científico’ opõe-se a ‘prescritivo’. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer-se
Respostas
respondido por:
4
Podemos falar que MARTINET, André, mostra que o estudo de caráter cientifico, se opõe ao prescritivo.
Segundo MARTINET, quando estabelecemos o estudo prescritivo, nos envolvemos instantaneamente no cenário, colocamos nossos entendimentos em cima dos fatos, e acabamos não sendo imparciais. Isso gera uma série de consequências para análise, pois teremos um resultado impuro sobre a linguística.
Quando trabalhamos de forma científica, passamos a ocultar nossos entendimentos e colocar uma série de pontos cruciais dentro da ciência, para entender o fenômeno linguístico. Os erros passam a ser menores, pois criamos uma tabela assertiva de trabalho e itens a serem analisados, não dando brechas para incertezas.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás