A década entre 1920 e 1930 foi marcada por um período de crises e mudanças que abalaram o contexto econômico e político, tanto no cenário nacional como internacional. Trata-se do período entre as guerras mundiais, o "crack" da bolsa de Nova York, a crise da economia cafeeira e das oligarquias do café com leite no Brasil. Partindo desse cenário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No contexto brasileiro, a economia foi caracterizada pela crise no modelo agroexportador, que se encontrava centrado nas atividades do café.
( ) A década de 1920 também foi conhecida como a responsável por promover a emergência de novos segmentos, camadas e grupos sociais.
( ) No cenário internacional, o movimento operário russo representa a luta de uma categoria fracassada e que, ao mesmo tempo, não tinha o respaldo político do governo.
( ) A inabilidade democrática das elites brasileiras, que se identificavam profundamente com o perfil conservador, favoreceram práticas políticas excludentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - V.
Respostas
respondido por:
1
I é verdadeira. Com a Crise Mundial, caiu a demanda por café (que é um bem supérfluo), e, com isto, o Brasil, que dependia desta exportação, enfrentou uma crise profunda.
II é falsa. A década foi marcada por repetidas tentativas das elites de se manterem indefinidamente no poder.
III é falsa. O movimento operário, pelo contrário, havia saído vitorioso na Revolução Russa e controlava, ao menos simbolicamente, o Estado.
IV é verdadeira, sendo uma das razões pelas quais a situação tornou-se insustentável.
É correta a alternativa C.
respondido por:
3
Resposta:
V - V - F - V
Explicação:
tenho certeza
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás